Newsletter

Cadastre-se e receba nossos boletins informativos



Mundos Distantes - Relatório da Situação da População Mundial 2017
Agências da ONU e parceiros lançam campanha “Mais Direitos, Menos Zika”
Saúde reprodutiva e direitos são essenciais para combater o vírus zika
OJÚ-OMO - Olhar da Juventude
UNFPA disponibiliza publicações em aplicativo gratuito para smartphones e tablets

Parteiras, Mães e Famílias: Parceiros para a Vida

Tamanho da letra:

Declaração do Diretor Executivo do UNFPA, Dr. Babatunde Osotimehin, para o Dia Internacional das Parteiras e Parteiros Profissionais, 5 de maio de 2017.

O UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, celebra o heroico trabalho que salva vidas realizado todos os dias por parteira e parteiros, normalmente em circunstâncias muito difíceis. Graças às parteiras e aos parteiros, milhões de mulheres podem exercitar todos os anos seu direito aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento voluntário da vida reprodutiva. Tais serviços ajudam a assegurar gestações desejadas e saudáveis, além de nascimentos seguros.

 

Babatunde Osotimehin foto oficialEntretanto, um número demasiado alto de mulheres não tem acesso a esses serviços. Como resultado, a cada ano mais de 300 mil mulheres morrem durante a gravidez e o parto, cerca de três milhões de bebês não sobrevivem ao primeiro mês de vida, e outros dois milhões e meio de bebês nascem mortos. A maioria poderia ter sido salva pelos cuidados de parteiras e parteiros num contexto de sistemas de saúde sólidos.

O UNFPA apoia firmemente a formação e o trabalho de parteiras e parteiros em mais de 100 países. Desde 2009, o UNFPA tem trabalhado com seus parceiros para apoiar mais de 600 escolas para parteiras e parteiros, tendo formado mais de 80 mil profissionais. Também apoiamos o fortalecimento de associações de parteiras e parteiros em 75 países e ajudamos a ampliar o marco regulatório da profissão, assegurando mecanismos de prestação de contas.

O tema deste ano do Dia das Parteiras e Parteiros Profissionais, "Parteiras, mães e famílias: parceiros para a vida!", sublinha o papel crítico desempenhado pelas parteiras e parteiros, que salvam vidas, apoiam e promovem famílias saudáveis e empoderam mulheres e casais para escolher se, quando e quantas vezes terão filhos. Essas e esses profissionais também ajudam a evitar infecções sexualmente transmissíveis e prevenir ocorrências incapacitantes como a fístula obstétrica, a transmissão do HIV de mãe para filho/a e a mutilação genital feminina.

Prevenir óbitos e incapacidades maternas e neonatais e empoderar mulheres a fazerem escolhas informadas e saudáveis e exercitarem seus direitos são requisitos fundamentais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Para que isso aconteça, precisamos expandir os programas voltados para parteiras e parteiros, mantendo o mais alto padrão de qualidade em nível global, e promover um ambiente propício para esses profissionais atenderem efetivamente as necessidades das mulheres e suas famílias.

Neste dia, exorto todos os governos e parceiros de desenvolvimento a se unirem ao UNFPA no apoio às parteiras e parteiros para que mais mulheres sobrevivam e prosperem, juntamente com suas famílias e comunidades.

banner zica lateral

teste pequeno

banner programa de pais

banner materiais iniciativas

reducao