Newsletter

Cadastre-se e receba nossos boletins informativos



banner 7bilhoes

População Mundial
Já somos 7 bilhões!
Clique aqui e veja a
população atual. 

Situação da População Mundial 2014
OJÚ-OMO - Olhar da Juventude
#InvestirEmJuventude
Juventude negra contra o racismo e pela paz! #ONUeJovens
UNFPA disponibiliza publicações em aplicativo gratuito para smartphones e tablets

Vida longa, com saúde e sem racismo

Tamanho da letra:

Com novo lema, ação busca estimular a sociedade ao enfrentamento do racismo e a discriminação, de modo a garantir que crianças, jovens, adultos (as) e idosos (as) tenham o acesso adequado aos serviços de saúde.

Com intuito de garantir a efetivação dos direitos à saúde da população negra brasileira sobretudo o direito humano à saúde, são intensificadas entre os meses de outubro e novembro, em todas as regiões do Brasil, atividades que fazem parte da Mobilização Nacional Pró Saúde da População Negra 2012.

Com o lema “Vida longa, com SAÚDE e sem racismo!” a ação, liderada pela Rede Nacional de Controle Social e Saúde da População Negra, em parceria com a Articulação de Mulheres Negras Brasileiras – AMNB, Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, Rede Lai Lai Apejo – População Negra e AIDS, Rede Nacional Afro-Atitudes, Rede Sapatá – Promoção e Controle Social em Saúde das Lésbicas Negras, traz como eixo de diálogo a saúde integral em todas as etapas do ciclo de vida, e pretende estimular a sociedade ao enfrentamento do racismo e à discriminação, de modo a garantir que crianças, jovens, adultos (as) e idosos (as) tenham o acesso adequado à saúde, colaborando em especial para redução dos altos índices de mortes entre a população negra.

A agenda contínua será intensificada entre o dia 27 de outubro, marco da Mobilização, e o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra e data em que o país celebra a imortalidade de Zumbi dos Palmares. Serão promovidos em todo território nacional debates e outras ações estratégicas nas comunidades, unidades de saúde, unidades hospitalares, praças e ruas, envolvendo especialistas, gestores/as, profissionais de saúde, lideranças comunitárias, bem como sociedade civil organizada focadas no enfrentamento do racismo institucional no SUS e no processo de implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) nos estados e municípios. Assuntos como esse, discutidos durante o Ano Internacional dos Afrodescendentes, motivaram a ONU, Organização das Nações Unidas, a estabelecer o período de 2012 a 2022, como a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes. O objetivo é debater avanços obtidos e lições aprendidas, mas, principalmente, superar os desafios.

PNSIPN - A Política, aprovada em 2006 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), publicada em Portaria nº 992/GM (13/05/2009) e convertida em lei pelo Estatuto da Igualdade Racial – Lei 12.288/10, tem como objetivos: – Garantir e ampliar o acesso da população negra residente em áreas urbanas, do campo e da floresta às ações e aos serviços de saúde; Incluir o tema étnico-racial, nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde e no exercício do controle social; Garantir a utilização do quesito cor na produção de informações epidemiológicas para a definição de prioridades e tomada de decisão; Identificar as necessidades de saúde da população negra e utilizá-las como critério de planejamento e definição de prioridades. “É preciso pensar que a efetivação da política é instrumento para garantir vida à população negra que, em todas as faixas etárias, apresenta maior índice de mortalidade, seja juvenil ou não podendo gozar da velhice com dignidade”, destaca a psicóloga Crisfanny Souza Soares, articuladora nacional da Mobilização.

27 de Outubro – Dia da Mobilização

No marco da Mobilização Nacional, as Redes destacam a vida como eixo central, e denunciam o alto índice de mortalidade entre a população negra, apresentando os avanços, mas também relembram que ainda existem práticas e comportamentos discriminatórios nos serviços. “Estamos em crescente de atividades realizadas. Em 2010 foram 92, 2011 tivemos êxito em nossas ações 115 iniciativas desenvolvidas nos diversos estados brasileiros. E permaneceremos com essa iniciativa estratégica de luta por direitos”, ressalta Crisfanny. A Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra é agora! Use sua criatividade e faça parte! As atividades podem ser desde repasse de informações em salas de espera, encontros, seminários, tendas temáticas, rodas de conversa com gestores/as e conselheiros/as  de saúde de sua cidade ou estado, entre outros.

A partir de 2012, a Mobilização está de “cara nova”, com novo projeto gráfico, apoiado pelo UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, por meio do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia.

Realize e promova ações em saúde da População Negra na sua região.

Seja mobilizador(a) em sua região – envie e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Registre sua atividade – http://zip.net/bfhK27

Encontre a atividade mais próxima e participe – //goo.gl/maps/WY9mZ

Acompanhe - http://redesaudedapopulacaonegra.org
Curta no Facebook - facebook.com/MobilizacaoSaudeNegra
Siga no Twitter - @redesaudenegra 

Assista no Youtube - http://www.youtube.com/user/saudenegra

Vídeos em Destaque


Warning: Creating default object from empty value in /home/storage/1/86/5c/unfpa/public_html/novo/modules/mod_featured_youtube_slider/helper.php on line 31

UNFPA pelo Mundo

     

     

     genero onubr

     

    banner meu mundo

    banner estigma

    banner programa de pais

    banner 47 cpd

    banner materiais iniciativas

    unfpabrasil ONU lança Década Internacional dos Afrodescendentes - http://t.co/vhcxKbXk3w
    unfpabrasil O mundo tem 1,8 bilhão de jovens, o maior número já registrado na história! É preciso ouvir o que eles têm p/ dizer! http://t.co/U88xWaUoCW
    unfpabrasil Anna Cunha, Oficial de Programa do UNFPA, apresenta agora, no Seminário de Juventude e Política Internacional, o SWOP http://t.co/3lNt7Tc4Bz
    ukash web