Newsletter

Cadastre-se e receba nossos boletins informativos



UNFPA lança campanha on-line para o Dia Internacional do Preservativo

Tamanho da letra:

Hoje, dia 13 de fevereiro, é o Dia Internacional do Preservativo! Para comemorar a data e promover o uso de camisinhas, o Fundo de População das Nações Unidas lança a campanha on-line “Eu amo preservativo”. Até o final do mês, inclusive durante o Carnaval, as redes sociais do UNFPA trarão diversas informações e curiosidades a respeito do uso de preservativos masculinos e femininos.

A campanha marca, também, a criação do Instagram @unfpabrasil. O Fundo de População da ONU republicará na rede social as fotos dos/as seguidores/as que usarem a hashtag #EuAmoPreservativo. Seja criativo e poste a sua foto! E não esqueça de usar camisinha!

Eu Amo Preservativo 1

Você sabia?

Os preservativos podem ser obtidos gratuitamente nas unidades básicas de saúde do SUS e são os únicos métodos contraceptivos de dupla proteção, que evitam ao mesmo tempo gravidezes não planejadas e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HIV, hepatites virais, sífilis e vírus zika, entre outras.

Entre os jovens brasileiros, 9 entre 10 sabem que a melhor maneira para evitar o HIV é por meio do preservativo. Entretanto, apenas 40% relataram tê-lo usado durante o sexo no ano anterior, de acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) 2013, do Ministério da Saúde.

O último relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre Aids/HIV (UNAIDS) mostrou que, em 2015, havia cerca de 830 mil pessoas vivendo com o HIV no Brasil. No mesmo ano, foram constatadas 44 mil novas infecções pelo HIV no país. A prevalência do HIV em pessoas com idade entre 15 e 49 anos no Brasil varia de 0,4% a 0,7%.

Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 150 mil pessoas não sabem que são soropositivas. Entre as pessoas jovens pesquisadas, 74,8% declararam nunca terem feito o teste de HIV.

Por Jorge Salhani

banner zica lateral

teste pequeno

banner programa de pais

banner materiais iniciativas

reducao

unfpabrasil A partir de 2020, a população #quilombola poderá ter uma categoria no censo do IBGE. Saiba sobre o debate em… https://t.co/WjwpVe5Hk6
7hreplyretweetfavorite
unfpabrasil Em fórum no Rio de Janeiro, @unfpabrasil debate prevenção e resposta à violência de gênero em emergências… https://t.co/QACEUBFUdZ
9hreplyretweetfavorite
unfpabrasil Qual a relação entre o aumento populacional e as alterações climáticas provocadas pela humanidade?… https://t.co/iWPBCWlYQ1
13hreplyretweetfavorite