Newsletter

Cadastre-se e receba nossos boletins informativos



UNFPA lança campanha on-line para o Dia Internacional do Preservativo

Tamanho da letra:

Hoje, dia 13 de fevereiro, é o Dia Internacional do Preservativo! Para comemorar a data e promover o uso de camisinhas, o Fundo de População das Nações Unidas lança a campanha on-line “Eu amo preservativo”. Até o final do mês, inclusive durante o Carnaval, as redes sociais do UNFPA trarão diversas informações e curiosidades a respeito do uso de preservativos masculinos e femininos.

A campanha marca, também, a criação do Instagram @unfpabrasil. O Fundo de População da ONU republicará na rede social as fotos dos/as seguidores/as que usarem a hashtag #EuAmoPreservativo. Seja criativo e poste a sua foto! E não esqueça de usar camisinha!

Eu Amo Preservativo 1

Você sabia?

Os preservativos podem ser obtidos gratuitamente nas unidades básicas de saúde do SUS e são os únicos métodos contraceptivos de dupla proteção, que evitam ao mesmo tempo gravidezes não planejadas e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) como HIV, hepatites virais, sífilis e vírus zika, entre outras.

Entre os jovens brasileiros, 9 entre 10 sabem que a melhor maneira para evitar o HIV é por meio do preservativo. Entretanto, apenas 40% relataram tê-lo usado durante o sexo no ano anterior, de acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) 2013, do Ministério da Saúde.

O último relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre Aids/HIV (UNAIDS) mostrou que, em 2015, havia cerca de 830 mil pessoas vivendo com o HIV no Brasil. No mesmo ano, foram constatadas 44 mil novas infecções pelo HIV no país. A prevalência do HIV em pessoas com idade entre 15 e 49 anos no Brasil varia de 0,4% a 0,7%.

Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 150 mil pessoas não sabem que são soropositivas. Entre as pessoas jovens pesquisadas, 74,8% declararam nunca terem feito o teste de HIV.

Por Jorge Salhani

banner zica lateral

teste pequeno

banner programa de pais

banner materiais iniciativas

reducao

unfpabrasil "Essa foi uma experiência muito saudável em que me tornei no homem que sou hoje" https://t.co/4E90iZrwwi https://t.co/lMNUB8mG70
9hreplyretweetfavorite
unfpabrasil Você sabia que 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo já sofreu violência física ou sexual? #16diasdeativismohttps://t.co/lh6AMXHWL4
14hreplyretweetfavorite
unfpabrasil O secretário-geral da ONU alertou que a prática da #MGF nega a mulheres e meninas sua dignidade e saúde https://t.co/kbVL6LVbOW
17hreplyretweetfavorite