Newsletter

Cadastre-se e receba nossos boletins informativos



50ª Sessão da Comissão de População e Desenvolvimento começa hoje

Tamanho da letra:

Teve início hoje a 50ª Sessão da Comissão das Nações Unidas sobre População e Desenvolvimento (CPD), com o tema "Mudança na estrutura etária da população e no desenvolvimento sustentável".

No encontro, realizado em Nova Iorque até o dia 7 de abril, representantes dos Estados-membros das Nações Unidas debaterão sobre os desafios para a implementação do Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD).

 

Richarlls Martins, articulador nacional da Rede Brasileira de População e Desenvolvimento (REBRAPD) e membro da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento do Brasil (2013-2015), é parte da delegação brasileira na 50ª CPD. Ele relatou ao UNFPA suas reflexões sobre a sessão de 2017: http://bit.ly/2nSy2JD.

O cronograma da 50ª Sessão da CPD pode ser acompanhado no site http://bit.ly/2ncp8ER.

Sobre a CPD

Em 1946, o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas estabeleceu a Comissão de População, que seria renomeada, em 1994, em resolução da Assembleia Geral, para Comissão de População e Desenvolvimento. A mesma resolução decidiu que a Comissão teria função de assistir o Conselho no monitoramento, revisão e avaliação do Programa de Ação da CIPD em nível regional, nacional e internacional.

As áreas de atuação nas quais a Comissão assiste o Conselho são: questões e tendências populacionais; integração de populações e estratégias de desenvolvimento; políticas e programas de desenvolvimento relacionados à população; assistência a populações de países em desenvolvimento, entre outras.

A partir de 1994, os encontros da CPD são anuais e integrados por 47 Estados-membros eleitos pelo Conselho Econômico e Social.

CPD 2016 UN DESA P. Vasic

49ª Sessão da CPD reunida em 2016 na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. Foto: P. Vasic/UN DESA

Por Jorge Salhani.

banner zica lateral

teste pequeno

banner programa de pais

banner materiais iniciativas

reducao

unfpabrasil "Juntos podemos melhorar a qualidade dos insumos de saúde para populações em situação de maior vulnerabilidade"… https://t.co/ITtXgiXo0Y
16mreplyretweetfavorite
unfpabrasil “É preciso considerar fortemente a população quando se fala em mudanças climáticas” - Jaime Nadal… https://t.co/JvU4KVKA6v
14hreplyretweetfavorite
unfpabrasil Veja a matéria completa do debate sobre política de drogas do Dia Internacional da Juventude -… https://t.co/PvlKVLWati
16hreplyretweetfavorite