Newsletter

Cadastre-se e receba nossos boletins informativos



Histórico

Tamanho da letra:

O Fundo de População das Nações Unidas, o UNFPA, foi criado em 1969, inicialmente com o nome oficial de Fundo das Nações Unidas para Atividades Populacionais (United Nations Fund for Population Activities). O UNFPA iniciou suas atividades sendo administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Em 1971, a Assembléia Geral das Nações Unidas delegou ao UNFPA um papel de destaque no âmbito do Sistema ONU para a promoção de programas de população.

Um ano mais tarde, em reconhecimento ao crescimento de seus recursos e alcance de suas operações, o UNFPA foi colocado diretamente sob a responsabilidade da Assembléia Geral da ONU, adquirindo o mesmo status dado ao PNUD e UNICEF.


Em 1980, o UNFPA tornou-se membro efetivo do Comitê Administrativo de Coordenação, que congrega os executivos chefes de todas as agências das Nações Unidas na coordenação do trabalho do Sistema ONU.

Em 1987, o UNFPA recebeu sua denominação atual: Fundo de População das Nações Unidas (United Nations Population Fund). A sigla original, UNFPA, foi mantida.

Em 1993, a Assembléia Geral transformou as diretorias do UNICEF e PNUD/UNFPA em conselhos executivos, sujeitos à autoridade do ECOSOC (Conselho Econômico e Social das Nações Unidas).
Após a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo em 1994, o UNFPA foi designado como agência líder da ONU para acompanhar e implementar o Programa de Ação aprovado na Conferência. O Programa de Ação do Cairo tornou-se a pedra fundamental do trabalho do UNFPA. Desde 1994, sua atuação vem sendo regida pelas diretrizes consensuadas na CIPD.

Hoje, a agência está ativa em 155 países em todo o mundo e tem representantes em 65 nações.

banner zica lateral

teste pequeno

banner programa de pais

banner materiais iniciativas

reducao

unfpabrasil UNFPA premia 4 experiências municipais na 14ª Mostra Brasil, "Aqui tem SUS" do Conasems. Leia mais: https://t.co/TvKfUJrmK7
2hreplyretweetfavorite
unfpabrasil Novo relatório do @UNAIDS mostra que 19,5 mi de pessoas vivendo com #HIV tiveram acesso ao #tratamento em 2016:… https://t.co/IIuBZr85wU
6hreplyretweetfavorite
unfpabrasil Um acesso universal ao planejamento reprodutivo voluntário acabaria reduzindo a mortalidade infantil em até 20%.… https://t.co/ftW9qyNcsv
23hreplyretweetfavorite