Newsletter

Cadastre-se e receba nossos boletins informativos



Objetivos

Tamanho da letra:

O UNFPA é guiado em seu trabalho pelo Programa de Ação aprovado na Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo, Egito, em 1994. Durante a CIPD, 179 Estados-Membros da ONU – inclusive o Brasil - acordaram que a igualdade de gênero e o atendimento às necessidades em educação e saúde, incluindo saúde reprodutiva, são pré-requisitos para se alcançar o desenvolvimento sustentável a longo prazo.

Os principais objetivos do Programa de Ação do Cairo são:

• Acesso universal aos serviços de saúde reprodutiva até 2015.
• Educação primária universal e eliminação da desigualdade de gênero na educação até 2015.
• Redução em 75% na taxa de mortalidade materna até 2015.
• Redução da mortalidade de crianças menores de um ano.
• Aumento da esperança de vida.
• Redução em 25% na taxa de infecção por HIV até 2010.

O Programa de Ação do Cairo representou uma mudança de paradigma na abordagem global sobre os temas de população e desenvolvimento: se antes os objetivos eram exclusivamente demográficos, após a CIPD o foco se tornou a promoção dos direitos humanos, com ênfase no exercício dos direitos reprodutivos e na autonomia das escolhas individuais.

Alcançar os objetivos do Programa de Ação da CIPD também é etapa essencial para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), conjunto de oito objetivos estabelecidos em 2000 por líderes de todo o mundo a fim de reduzir a extrema pobreza à metade até 2015.

Os dois conjuntos de objetivos, da CIPD e ODM, compartilham o mesmo propósito — conseguir um mundo melhor e mais seguro — e cada conjunto de objetivos tem importância crítica para o sucesso do outro.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – em especial a erradicação da pobreza e da fome; a promoção da igualdade de gênero e da autonomia das mulheres; e a melhoria da saúde materna – não poderão ser atingidos se as questões relacionadas à população e aos cuidados em saúde reprodutiva não forem enfrentadas com firmeza. Por essa razão, uma nova meta relativa ao acesso universal à saúde reprodutiva até 2015 foi acrescentada aos ODM em 2007.

Os ODM que pautam as ações do UNFPA são:

• 3 - Igualdade enre sexos e valorização da mulher;
• 5 - Melhorar a saúde das gestantes;
• 6 - Combater a aids, a malária e outras doenças;
• 8 - Todo o mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio clicando aqui

banner zica lateral

teste pequeno

banner programa de pais

banner materiais iniciativas

reducao

unfpabrasil UNFPA Moçambique procura profissionais para trabalhar no censo de 2017 https://t.co/aVnG4f8h7N
6hreplyretweetfavorite
unfpabrasil As minas, as monas, as manas, os manos, todo mundo merece respeito! https://t.co/F4BOr5K23f
7hreplyretweetfavorite
unfpabrasil A @begottschall já decidiu com quem que ela vai sair nesse carnaval: o preservativo!! #euAMOpreservativo https://t.co/RXvpJjI47m
10hreplyretweetfavorite