Newsletter

Cadastre-se e receba nossos boletins informativos



banner 7bilhoes

População Mundial
Já somos 7 bilhões!
Clique aqui e veja a
população atual. 

Artigos

Histórico

Tamanho da letra:

O Fundo de População das Nações Unidas, o UNFPA, foi criado em 1969, inicialmente com o nome oficial de Fundo das Nações Unidas para Atividades Populacionais (United Nations Fund for Population Activities). O UNFPA iniciou suas atividades sendo administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Em 1971, a Assembléia Geral das Nações Unidas delegou ao UNFPA um papel de destaque no âmbito do Sistema ONU para a promoção de programas de população.

Um ano mais tarde, em reconhecimento ao crescimento de seus recursos e alcance de suas operações, o UNFPA foi colocado diretamente sob a responsabilidade da Assembléia Geral da ONU, adquirindo o mesmo status dado ao PNUD e UNICEF.


Em 1980, o UNFPA tornou-se membro efetivo do Comitê Administrativo de Coordenação, que congrega os executivos chefes de todas as agências das Nações Unidas na coordenação do trabalho do Sistema ONU.

Em 1987, o UNFPA recebeu sua denominação atual: Fundo de População das Nações Unidas (United Nations Population Fund). A sigla original, UNFPA, foi mantida.

Em 1993, a Assembléia Geral transformou as diretorias do UNICEF e PNUD/UNFPA em conselhos executivos, sujeitos à autoridade do ECOSOC (Conselho Econômico e Social das Nações Unidas).
Após a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada no Cairo em 1994, o UNFPA foi designado como agência líder da ONU para acompanhar e implementar o Programa de Ação aprovado na Conferência. O Programa de Ação do Cairo tornou-se a pedra fundamental do trabalho do UNFPA. Desde 1994, sua atuação vem sendo regida pelas diretrizes consensuadas na CIPD.

Hoje, a agência está ativa em 155 países em todo o mundo e tem representantes em 65 nações.

banner estigma

banner-juventudevivanovo

banner programa de pais

banner 47 cpd

banner materiais iniciativas

reducao

unfpabrasil Homens, não se calem diante de situações de violência contra as mulheres. Não compartilhem vídeos que reproduzem... https://t.co/6H9exUXuSt
11hreplyretweetfavorite
unfpabrasil Homem, parceiro e corresponsável! Na semana em que celebramos o o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher... https://t.co/ddBGExtLfK
16hreplyretweetfavorite
unfpabrasil Qual é o significado do 28 de maio ? O #Racismo e o #Machismo interferem diretamente no direito e no acesso de... https://t.co/S9bGcFyK5w
ukash web